A Campanha e a SAM

Atividades da Semana 2008 envolvem 82,6 mil pessoas em todo o Brasil

Audiências no Congresso Nacional, seminários, palestras, aulas públicas, debates, reuniões e passeatas abordaram a qualidade do ensino e o fim da exclusão na educação em 23 Estados e no Distrito Federal com mais de 100 atividades realizadas.

Uma escola que seja de todos e todas sem discriminação de raça, gênero, origem, condição física, orientação sexual ou de qualquer outra forma e que ensine seus alunos e alunas com qualidade. Essa foi a idéia que moveu milhares de pessoas em todo o território nacional durante a Semana de Ação Mundial 2008, com o tema “Educação de qualidade para todos: fim da exclusão JÁ!”. Oficialmente a mobilização aconteceu entre os dias 22 e 29 de abril, mas teve atividades realizadas antes e depois dessas datas.

Consulta Eletrônica – Disponível no site da Campanha de 17 de março a 30 de abril, a Consulta Eletrônica sobre Educação de Qualidade contou com 1.462 participantes em 24 unidades da federação de todas as regiões brasileiras. Para 24% dos respondentes, “formar cidadãos críticos e conscientes de seus direitos e deveres” seria o objetivo mais importante de uma educação básica de boa qualidade. Em seguida, com 20%, vem “ensinar adequadamente as matérias previstas no currículo em cada série/ano escolar”, e “assegurar a todas as crianças e jovens igualdade de oportunidades em sua formação escolar”, com 19%.

Número excessivo de alunos nas salas de aula, instalações insuficientes, pais distantes, currículo inadequado, profissão desprestigiada e baixos salários – sendo este último o mais alto (67%) – foram apontados como os principais problemas da educação básica.

É importante ressaltar que os dados obtidos com a Consulta refletem apenas a opinião dos participantes e não podem ser generalizados como representativos do total da população do país, nem comparados com outras pesquisas. A Consulta foi desenvolvida pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em parceria com o Instituto Paulo Montenegro/IBOPE e o NEPSO (Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião), programa do Instituto Paulo Montenegro e da ONG Ação Educativa.

No site da Campanha Nacional pelo Direito à Educação é possível encontrar todas as informações sobre a Semana em 2008 e nos anos anteriores, além de fotos das ações realizadas em todo o Brasil e um vídeo de 2 minutos sobre o lançamento do livro Custo Aluno-Qualidade Inicial: rumo à educação pública de qualidade no Brasil: campanhaeducacao.net.