Confira o folder e o cartaz da Semana de Ação Mundial 2009
Para facilitar a compreensão das propostas de atividades para esse ano, acesse o Manual de Orientações 2008.
O Manual vem acompanhado de uma série de anexos para subsidiar as discussões propostas. No Anexo 1 você encontra trechos de letras de rap que retratam a educação brasileira. Leia, ouça as músicas, forme grupos de debate e conclua se concorda ou não com o que dizem os artistas.
O Anexo 2 é um modelo de Carta de Compromisso que deve ser entregue aos candidatos a prefeito de sua cidade. Nela constam diretrizes para melhoria da educação no seu município.
No Anexo 3 a Campanha sugere um modelo de solicitação de audiência pública para discutir a situação da educação local.
Finalmente, no Anexo 4 você encontra uma sugestão de release a ser encaminhado para os órgãos de imprensa próximos a você e, assim, dar mais visibilidade à educação da sua cidade.
Consulta sobre qualidade da educação
Clique aqui e confira o questionário da consulta. Não deixe de responder as perguntas via internet na home do site.
Materiais de apoio
O Acesso de Alunos com Deficiência às Escolas e Classes Comuns da Rede Regular. Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, Brasília, setembro de 2004.
Apresenta um referencial para a construção dos sistemas educacionais inclusivos, organizados para atender o conjunto de necessidades e características de todos os cidadãos. Contém uma análise da legislação pertinente à educação especial e orientações pedagógicas que discutem a prática dos educadores. São considerações que traduzem os paradigmas atuais e defendem o acesso universal à escolaridade básica através da transformação da escola em um ambiente de convivência respeitosa, enriquecedora e livre de qualquer discriminação.
Cartilha “Educação também é Direito Humano”. Ação Educativa – PIDHDD, Organizada por Mariângela Graciano
Esta publicação foi inspirada e reproduz muitas das informações contidas na cartilha “Derecho a la educación, um derecho de todos y todas”, organizada pela Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação, cujo texto foi produzido pela Plataforma Interamericana de Direitos Humanos, Democracia e Desenvolvimento (PIDHDD).
Por solicitação da PIDHDD, a Ação Educativa elaborou uma nova versão, baseada na realidade brasileira. O conteúdo apresentado é resultado de idéias produzidas por vários grupos e fóruns, que atuam para garantir que a educação pública de qualidade seja acessível e disponível a todas as pessoas que habitam o Brasil. Parte-se dos princípios que os direitos só se efetivam quando a sociedade civil os exige e, para que isto aconteça, o primeiro passo é conhecê-los e saber quando e onde reivindicá-los.
Por isso, esta publicação se destina a ativistas de organizações da sociedade civil, lideranças comunitárias e todas as pessoas que atuam na defesa dos direitos humanos e entendem que a educação é parte deles, por tanto, pode ser exigida inclusive judicialmente.
Artigo “Educação e Desenvolvimento Local”, de Ladislau Dowbor
Trata da relação entre informação, participação e desenvolvimento a partir da noção de que o envolvimento mais construtivo do cidadão se dá no nível da sua própria cidade e do seu entorno, na região onde cresceu, ao articular-se com pessoas que conhecem diretamente e instituições concretas que fazem parte do seu cotidiano. O texto propõe uma ponte entre o conhecimento formal curricular e o mundo onde cada pessoa se desenvolve.
Não fique de fora ! Promova alguma das atividades indicadas no Manual ou participe de ações organizadas por outros grupos.
Boletim Ebulição – Série de Debates “Desafios da Conjuntura”
Educação e Exclusão no Brasil
Realização: Ação Educativa – Observatório da Educação – Edição 22 jun/2007
Juntamente com a pesquisa “Educação e Exclusão no Brasil” e o debate de mesmo titulo, da série Desafios da Conjuntura, realizado em 27 de março, esta edição do boletim Ebulição compõe um esforço da Ação Educativa no sentido de suscitar o debate público, na expectativa de contribuir com a superação das desigualdades que continuam impedindo que grande parcela da população brasileira exerça sua condição humana. Os dados apresentados, as reflexões propostas, as indagações sem respostas, as iniciativas empreendidas e aqui expostas, são dimensões de uma situação incrivelmente complexa e que oferece um amplo leque de diagnósticos que instigam a formulação de ações.
São informações que demonstram como as formas de exclusão e as desigualdades socioeconômicas interferem na oferta educacional e, ao mesmo tempo, as maneiras pelas quais os fatores relacionados à oferta educacional contribuindo para a reprodução destas desigualdades.
Livro “Em Questão 3 – Educação e Exclusão no Brasil”. São Paulo, Ação Educativa, março de 2007
Com autoria de Sérgio Haddad, tem como objetivo central mostrar como a exclusão e as desigualdades socioeconômicas causam impacto na oferta educacional. Também procura indicar os fatores relacionados à oferta educacional que contribuem para a reprodução dessas desigualdades.