Oficina de Grafite com Artefeito!

Na terça-feira, 3/5, véspera da audiência pública, será realizada uma oficina de grafite com jovens de escolas públicas do DF. Os trabalhos resultantes da oficina serão levados à audiência no Congresso Nacional. A oficina será ministrada por Giordana Moreira e pela grafiteira Aila, do coletivo Artefeito, do Rio de Janeiro, que já trabalha com o tema da educação não sexista, desenvolvendo a campanha “Arte PENSE - Graffiti por uma educação não sexista”.

Participarão da atividade cerca de 15 adolescentes de escolas públicas de Brasília, envolvidos no projeto Criança no Parlamento, do Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos). “Esperamos trabalhar com a realidade desses jovens na oficina. Queremos abordar a visão deles, o que eles vivem de discriminação e o que eles necessitam para enfrentar isso. Através do grafite, vamos expressar suas demandas, que levaremos para a audiência pública”, afirma Giordana. A arte feita na oficina será levada para a audiência pública do dia seguinte, na Câmara dos Deputados.

O Artefeito 
Artefeito é um coletivo de grafiteiras, grafiteiros, produtoras e produtores onde a arte está por uma causa, abordando o sexismo - discriminação pelo sexo – através da liberdade de criação da arte e o poder de comunicação da arte pública do graffiti.

Criança vestida de amarelo está de pé numa pequena escada escrevendo na parede grafitada com tinta.

Arte PENSE - Graffiti por uma educação não sexista
“Arte P.E.N.SE– graffiti Por uma educação Não Sexista” é uma campanha para promover a educação não sexista através do graffiti, composta de uma série de atividades que vai revelar e questionar os processos educativos na escola, em casa e na rua, ambiente natural do graffiti.

O Artefeito elaborou a campanha Arte P.E.N.SE. - graffiti Por uma Educação Não SExista em função do Artigo 8° da lei 11.340/2006, que trata da Prevenção da Violência Domestica.