Semana de Ação Mundial 2011 na Biblioteca Braille Dorina Nowill

Confira abaixo a programação da aula pública realizada pela Biblioteca Braille Dorina Nowill no primeiro dia da SAM 2011:

Programação da SAM 2011 com o tema “Diferenças, sim! Desigualdades, não! No Encontro de Autores em Braille

Local: Espaço Cultural de Taguatinga - DF, 02/05/11, 14 h

 1. Abertura do evento pela coordenação local da SAM, registro de presenças e agradecimento aos parceiros:

SEE – Secretaria de Estado de Educação/Diretoria de Educação Especial.

DRET- Diretoria Regional de Ensino de Taguatinga

DREC – Diretoria Regional de Ensino de Ceilândia

DREREC - Diretoria Regional de Ensino do Recanto das Emas

SEC – Secretaria de Estado de Cultura/Diretoria de Inclusão

RA III –  Região Adm. III - Administração de Taguatinga

Via Appia Tecnologia da Informação

ABDV – Associação Brasiliense dos Deficientes Visuais

CEEDV– Centro de Ensino Especial dos Deficientes Visuais

ONCB – Organização Nacional dos Cegos do Brasil

Escolas públicas de Taguatinga e Ceilândia

Escolas particulares (Centro Educacional Stela Maris...)

ALT – Academia de Letras de Taguatinga

Biblioteca Pública Machado de Assis

Abra Vídeo

UNIEURO

SENAI

Receita Federal

 2. Exposição oral pela professora Ana Denise sobre o tema e materiais da SAM 2011 – Uma Educação anti-discriminatória.

3. Retrospectiva da Semana de Ação Mundial, no data-show, com temas, fotos e atividade das semanas anteriores.

4. O Rap dos diferentes, com o tema da Campanha, de autoria de Neuma Pereira (dv). Destaque à trajetória de Neuma (no Grupo de Bem com a Vida, no Projeto  Solidários da Visão).

5. Em quaisquer ações que a Biblioteca se faz presente, os livros estão presentes, claro. E, hoje, mais do que nunca. A acessibilidade aos livros se fez necessária. Livros do Ponto de leitura, do MinC,  foram transcritos em Braille pela voluntária Luciana, outros foram gravados, outros digitados (Angélica) e outros, ampliados.

Alguns livros lidos vieram da Fundação D’ Paschoal, tratam da inclusão, cujos personagens que apresentam alguma deficiência, nos dão verdadeiros exemplos de superação, como O grande dia,  A felicidade das borboletas.  51 livros, em homenagem ao aniversário recente de Brasília, serão ofertados aqui hoje, cada um pode sair com seu livro na mão. Os deficientes visuais receberão o livro Revelando Autores em Braille, que teve o apoio do Instituto Vivo.

Sandra Menezes, professora que atua na Biblioteca  incentiva e dinamiza essas leituras, de uma maneira envolvente, apaixonante mesmo, estando à frente do projeto Ledor interativo. Sandra conduzirá esses momentos no palco e nos contará sobre os livros trabalhados.

5.1 - Contação de história “A felicidade das borboletas”, de Patrícia Secco, por S. Francisco (dv) e sua neta. Breve apresentação dele e de  visitas que ele fez à  escolas depois que leu o livro. E sua empolgação ao criar o figurino da neta, toda a criação mereceu seu carinho, atenção e muita dedicação!

6. Já o livro Menina bonita do laço de fita veio do MinC, do Ponto de Leitura. Apresentação do livro Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado, pela leitora Epifânia (dv).

No Ponto de Leitura teremos  uma nova ação – Contando histórias no Ponto, ação esta inspirada num dos filmes do curso “A inclusão de pessoas com deficiência nos cenários da diversidade”.

7. Peça “Uma Joaninha Diferente” – livro de Regina Célia, uma das escritoras do Projeto Luz & Autor em Braille – Noeme Rocha (dv) e outros frequentadores da Biblioteca... Regina Célia representa os 58 escritores do Projeto Luz & Autor em Braille. E outros autores aqui presentes: Margarida Drumond, Margarida Drumond, Gustavo Dourado...

8.  Muitos textos foram criados: por Simone, Lucia, Katilene, Leo, S. Nivaldo, Solange, Neuma, S. Francisco, Noeme. Ao final da SAM (08/05) todos estarão no blog da Biblioteca no link “Produções dos Amigos do Braille”, sempre atualizado pelas voluntárias presentes: Sophia Aguiar e Iana Cabral.

 8.1 - Poesia viva “Destinos na contra-mão”, fala sobre Taguatinga, nossa cidade que sedia esse espaço de inclusão social, que, pelo 4º ano consecutivo, organiza essa aula local a convite da Campanha. Noeme Rocha, que se inspirou no livro Brasília de A a Z, de Tino Freitas. O livro foi transcrito em Braille e foi lido, também, por um solidário da visão, para Noeme. E o escritor Tino Freitas presente vai conhecer sua leitora especial, que vai declamar seu poema, destacando órgãos parceiros no nosso dia a dia. À medida que a autora citar esses órgãos, quem estiver representando-os,  que fiquem de pé na plateia. Tino Freitas vem ao palco receber o livro para o projeto que ele dirige em Ceilândia – Roedores de livros.

9. Grupo Vidança (dvs) no palco – O livro A festa no castelo, de Vera Lucia Dias,  inspirou a aula de dança, conduzida pela voluntária Alessandra Rizzi.

 10. Pronunciamento de Elaine Cortez, representando a Diretoria de Educação  Especial sobre o tema da Campanha.

11. Organização Nacional dos Cegos do Brasil, com Maria da Gloria Mota e  as suas colocações a respeito do tema.

12. Pronunciamento da UNIEURO, prof.  Maria Inês Brito. Entrega de declarações às universitárias presentes e demais interessados.

13. Considerações finais: Diretoria Regional de Ensino de Taguatinga – Célia Rios.

14. Momento de parcerias e destaques: registrá-las, com agradecimentos e entrega dos materiais da SAM pelos voluntários e funcionários da Biblioteca: à diretoria da ABDV e do CEEDV; Escolas públicas, Escolas particulares, ONCB, Diretoria de Ensino Especial, Receita Federal, SENAI e todos os outros órgãos presentes.

Entrega de livros Revelando Autores em Braille aos deficientes visuais.

Entrega dos 51 livros aos participantes, em homenagem à Brasília.

15.  Confraternização no hall do Teatro, com coquetel doado pela Via Appia – Tecnologia da Informação. Convidamos os 10 jovens voluntários de grupo de Teatro a conduzirem/servirem os deficientes visuais.

Coordenação local da SAM na Biblioteca Braille/DF
Fontes: Dinorá Couto Cançado e Leonilde Fontes