Atividades

ALAGOAS

Maceió

A Federação das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Alagoas e o Instituto Bem Querer de Arte e Cultura (IBESAC) estão planejando atividades para 200 adultos e 80 crianças.

O Comitê Estadual da Campanha Nacional pelo Direito à Educação em Alagoas distribuiu materiais da Semana de Ação Mundial nos municípios onde o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas atua.

AMAZONAS

Manaus

O Comitê da Campanha Nacional pelo Direito à Educação no Amazonas está planejando atividades em três escolas estaduais, na universidade pública e em duas faculdades particulares, envolvendo participação de mais de seiscentas crianças e trezentos adultos.

BAHIA

Ilhéus

A Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Sul da Bahia farão mini-oficinas, conversa afiada e rodas de conversa sobre o tema.

A União Nacional dos Conselheiros Municipais de Educação na Bahia está organizado uma diversificada programação para a SAM 2012:

– 22 de maio: encontro na Universidade Estadual de Santa Cruz para discutir o direito ao acesso à educação infantil. A proposta é mobilizar Conselheiros Municipais de Educação, representantes de secretarias de Educação, professores da educação infantil e alunos dos cursos de Pedagogia;

– 20 a 27 de maio: em diversas localidades, os Conselhos Municipais de Educação farão uma "Semana de Mobilização pela Educação Infantil" em parceria com escolas e entidades da sociedade civil com as seguintes atividades:

a) Aqui tem criança – atividades a serem realizadas em espaços públicos, tendo como alvo as crianças (leituras, contação de histórias, artes, música, entre outros);

b) Aqui se cuida de crianças – exposição pública de atividades exitosas, projetos e programas que envolvem atendimento às crianças da educação infantil;

c) Aqui ouvem-se as crianças – exposição em diversas linguagens (vídeos, desenhos, pinturas) sobre o que pensam e querem as crianças. Um trabalho que será realizado pelas escolas.

Juazeiro

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Universidade Estadual da Bahia está organizando "Hora do Conto" para as crianças e suas famílias e rodas de diálogos para estudantes universitários, professores e gestores na universidade. A proposta é debater as metas para educação infantil que constam no Plano Municipal de Educação.

Salvador

A Biblioteca Infantil Monteiro Lobato fará apresentação de teatro de fantoches e distribuirá materiais da Semana de Ação Mundial.

O Centro Municipal de Educação Infantil "Nova Esperança" planeja construção de painéis, peças de teatro com fantoches, gincanas e diversas atividades recreativas para as crianças e suas famílias.

No dia 1 de junho, às 14h, haverá o debate "Diversidade étnico-racial: como garantir esse direito na Educação Infantil?", na Universidade Federal da Bahia, organizada pelo Fórum Baiano de Educação Infantil. E-mail para contato: fbei2005@yahoo.com.br.

Serra do Ramalho

Escola Municipal Bartolomeu Guedes e Associação dos Pequenos Produtores da Barra da Ipueira farão seminário para educadores, alunos e representantes das comunidades.

CEARÁ

Camocim

A 4ª Coordenadoria Regional de Educação está organizando o seminário sobre "As diretrizes curriculares para a educação infantil" no dia 25 de maio. O público será composto por gestores das creches e instituições com educação infantil de seis municípios da região, totalizando 150 participantes.

Fortaleza

A programação da SAM 2012 em Fortaleza conta com a articulação de diversas entidades: CEDECA (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente), Integrasol, FEPRAF (Fórum pela Educação da Praia do Futuro), MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), Comissão de Defesa do Direito à Educação, CAMPE (Centro de Apoio a Mães de Portadores de Eficiência), ASSEEC (Associação dos Servidores da Secretaria de Educação do Estado do Ceará), Mandato do Vereador João Alfredo, Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Ceará e MCP (Movimento dos Conselhos Populares).

Está marcada audiência pública na Assembleia Legislativa no dia 22 de maio, às 14h, com o tema "O direito à educação infantil de qualidade". No dia seguinte, haverá atividade lúdica com crianças para fazer uma grande pintura. Será às 8h30 no jardim da Reitoria da Universidade Federal do Ceará. O ato deverá contar com a participação de associações e movimentos sociais. Também no dia 23, haverá atividade na Câmara dos Vereadores.

No dia 24, é o dia "D" para a realização de atividades em creches e escolas participantes da Semana de Ação Mundial no Ceará. Na mesma data será promovido um debate na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará com o tema "Educação Infantil: como fazer valer esse direito?". Participarão do debate: Rita Celho, Coodenadoria de Educação Infantil do Ministério da Educação, profa. dra. Rosemeire, da Universidade Federal do Ceará, e Maria de Jesus, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, além de Arabella Pereira Roseno, representante do Fórum de Educação Infantil do Ceará.

No dia 25, será realizado o debate "Educação Infantil de Qualidade: Direito da criança, dever do Estado e justiça social", na programação do Seminário sobre o ProInfância organizado pelo Ministério da Educação.

Iguatu

A Secretaria de Educação de Iguatu quer desenvolver pinturas, brincadeiras e apresentações artísticas em creches e pré-escolas da rede pública municipal de ensino e nas praças. Também planeja um seminário com o tema "Educação infantil e deficiência" com a participação de mães, pais e professores.

Lavras da Mangabeira

O Conselho Beneficente de Crianças e Trabalhadores Carentes de Quitaiús está programando diversas atividades para a Semana:

20 a 22 de maio: visitas às escolas do município promovendo rodas de diálogo sobre os temas da SAM 2012, envolvendo educandos e educadores;
23 de maio: palestras com os educadores;
24 de maio: debate com os representantes políticos, secretários municipais da Educação e população em geral;
25 a 26 de maio: recreação com crianças da creche e pré-escola na brinquedoteca da entidade, com realização de colagens, desenhos, brincadeiras, contação de histórias, cantigas de rodas, etc;
27 de maio: culminância da SAM 2012 com a já tradicional passeata/carreata pelas ruas do distrito com faixas, cartazes, instrumentos musicais, carro de som e muita participação da comunidade, levando às ruas e aos que não se envolveram nas atividades a defesa do direito à educação infantil de qualidade para todos e todas.

O Centro de Educação Infantil Dr. Danúsio Ferrer planeja diferentes atividades para a SAM:

23 de maio: palestra com os educadores com o tema "De olho na educação infantil de qualidade", realizada pela secretaria municipal de Educação;
24 de maio: dia de atividades voltadas às crianças: "Deixe a criança falar". Haverá ainda palestra com o tema "Direito da criança, responsabilidade de todos", com participação da secretaria municipal de Assistência Social. No mesmo dia, será realizada gincana com famílias e crianças;
25 de maio: atividade esportiva com as crianças e exposição dos trabalhos feitos durante a gincana com as famílias.

Sobral

O curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú planeja realizar, no dia 20 de maio (Dia do Pedagogo), uma mesa-redonda sobre o tema "A educação pública de qualidade como um direito da criança e as contribuições do pedagogo na conquista desses direitos", envolvendo estudantes e professores da graduação em Pedagogia no auditório central da universidade. Também pretendem organizar debates com os estudantes de Pedagogia, oficinas sobre as brincadeiras como meios facilitadores da aprendizagem, entre outras atividades.

DISTRITO FEDERAL

Brasília

O Fórum de Educação Infantil do Distrito Federal está programando audiência pública na Câmara Legislativa, no dia 22 de maio, às 9h, além de palestras em parceria com a Universidade de Brasília. Também estão sendo planejadas atividades com 239 instituições públicas de educação infantil e 41 instituições conveniadas.

A Biblioteca Braille Dorina Nowill planeja organizar oficina de formação de profissionais sobre a temática no Teatro da Praça, ao lado da Biblioteca Braille, atendendo professores de 65 escolas públicas da cidade e outros interessados.

Brazlândia

A Escola Classe Almécegas está organizando atividades com as crianças e encontro com educadores para refletir sobre a educação na infância por meio da dinâmica chamada "Eu pergunto Você responde".

ESPÍRITO SANTO

Escolas e sindicatos em diferentes municípios do estado estão programando atividades da Semana de Ação Mundial envolvendo crianças e adultos.

Alegre

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre está planejando atividades entre os dias 21 e 25 de maio com aula com especialistas; atividade de formação de profissionais sobre o tema da educação infantil e apresentação de peça de teatro.

Cariacica

A Fundação Fé e Alegria do Brasil programou diversas ações para marcar a Semana:

20 de maio: gincana entre as famílias com várias brincadeiras envolvendo pais e filhos. Aproveitarão a atividade para enfatizar a importância do brincar na educação infantil;

21 a 25 de maio: ações desenvolvidas no centro social e no centro infantil da organização com oficinas de brinquedos, pintura, brincadeiras de roda e cantigas. Haverá ainda fórum com os pais para debater o acesso à educação infantil, a importância do brincar na aprendizagem da criança, a valorização do profissional da educação infantil e a garantia dos direitos da criança dentro e fora da escola, entre outras questões;

26 de maio: ato público com crianças, adolescentes e pais em frente à Secretaria Municipal de Educação com cartazes, desenhos e frases confeccionados durante a Semana. Nesse ato, será entregue um documento à secretária de Educação com reivindicações acerca do direito de uma educação de qualidade para todas as crianças em Cariacica. O documento será elaborado durante a Semana com a participação dos pais e das lideranças comunitárias.

27 de maio: haverá um circuito cultural em que será apresentado à comunidade o que foi construído com a ajuda das crianças e de suas famílias durante a Semana.

Serra

O Conselho Municipal de Educação da Serra e a Secretaria Municipal de Educação estão organizando o "I Seminário de Educação Infantil da Serra: perspectivas, avanços e desafios", no dia 30 de maio, das 8h às 11h30, no CRAS de Laranjeiras.

Vitória

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), por meio do Núcleo de Educação Infantil (NEDI) do Centro de Educação, está organizando uma palestra no auditório do Centro de Educação para os alunos de graduação.

O Fórum de Educação Infantil do Espírito Santo está programando seminário, no dia 17 de maio, sobre trabalho docente e avaliação na educação infantil.

MARANHÃO

São Luís, Codó e Peritoró

A organização Plan internacional está organizando atividades em São Luís, Codó e Peritoró, em parceria com Ministério Público, sindicatos, OMEP (Organização Mundial para Educação Pré-escolar) e Universidade Federal do Maranhão.

No dia 22 de maio, crianças da educação infantil em São Luís e em Codó pintarão painéis sobre sua infância. Alguns desses painéis serão recolhidos, costurados e um grande desenho será apresentado no seminário estadual de educação infantil, que terá participação de mais de 350 creches e pré-escolas. Também estão programados seminários nos dois municípios em parceria com a OMEP.

Em Codó, nos dias 24 e 25 de maio, haverá palestras para mães e pais e um seminário para os profissionais da educação infantil. Este evento conta com parceria entre secretaria municipal de Educação, secretaria municipal de Saúde, além de OMEP e PLAN.

Em Peritoró, a semana pedagógica de 300 educadores terá como tema "Aprendizagem significativa: o desafio de formar cidadão". Em junho, as secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação farão atendimento conjunto às crianças da educação infantil do município.

São Luís

A Associação Cultural e Artística Angellu's Vox fará atividade na própria associação, que trabalha com um público de 4 a 16 anos de idade. Serão 40 crianças e 20 adultos.

O Fórum das Escolas Comunitárias e Filantrópicas está mobilizando as escolas de São Luís para realizarem o Dia do Brincar, no dia 25 de maio, além de outras ações.

O Seminário Estadual de Educação Infantil será realizado nos dias 31 de maio e 1º. de junho no auditório da Assembleia Legislativa. O evento é organizado pela Plan em parceria com a OMEP e apoio de diversos parceiros.

MATO GROSSO

Diversas atividades estão sendo programadas nas instituições de ensino infantil de Mato Grosso, além do lançamento da Rede Estadual Primeira Infância de Mato Grosso (REPI/MT), que acontecerá em Cuiabá durante a Semana de Ação Mundial.

Alto Araguaia

As escolas Municipais Professora Maria Ferreira Ribeiro e Adalcy da Conceição Rodrigues estão organizando atividades para envolver crianças e pais durante a SAM 2012.

Alta Floresta

Dezessete instituições de ensino infantil realizarão atividades para marcar a Semana de Ação Mundial no município.

Barra dos Bugres

O Conselho Municipal de Educação está organizando atividades com trinta conselheiros.

Dom Aquino

Em Dom Aquino, acontecerão atividades para discutir racismo e preconceito, com apresentação de peças de teatro para abordar o tema. Haverá também seminário sobre a transição da pré-escola para o primeiro ciclo do ensino fundamental. As creches São Bento e São José farão também atividades para tratar da formação e da valorização dos profissionais de Educação Infantil.

Cuiabá

Será lançada a Rede Estadual Primeira Infância de Mato Grosso (REPI/MT), com noite especial de diálogos e palestra direcionada ao setor político e aos professores da primeira infância.

Primavera do Leste

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) está organizando atividades para cinquenta crianças e cem adultos durante a Semana de Ação Mundial. Estão programadas: pinturas, contação de histórias e atividade de formação continuada com funcionários sobre qualidade na educação infantil, Plano Nacional de Educação, proposta curricular municipal da educação infantil, entre outros.

Sinop

No dia 22 de maio, o Centro Municipal de Educação Infantil "Vinicius de Moraes" fará uma palestra direcionada à comunidade escolar com o tema "Qualidade na Educação Infantil" e também uma mostra pedagógica com apresentações teatrais. O centro de educação já realizou nas últimas semanas atividades ligadas à SAM. Nos dias 24 de abril e 15 de maio, a formação continuada dos profissionais que atuam na instituição teve como tema as diretrizes curriculares e a qualidade na educação infantil.

O Centro Municipal de Educação Infantil "Gente Feliz" está organizando evento chamado "Uma tarde fazendo arte" que contará com variadas manifestações artísticas, como a pintura livre em um muro interno da instituição. As crianças deixarão suas impressões digitais e também suas garatujas para expressar o desenvolvimento cognitivo vivenciado na fase infantil. Haverá ainda apresentações teatrais de um grupo local, brincadeiras e atividades manuais com argila. Pais e mães serão convidados a participar.

MATO GROSSO DO SUL

No dia 23 de maio, às 13h30, haverá audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul, com o tema "O respeito ao ser criança na Educação Infantil", como atividade da 3a. Semana Mundial do Brincar e da SAM 2012.

O Fórum de Educação Infantil do estado, comitê regional da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Rede Nacional Primeira Infância, OMEP (Organização Mundial para Educação Pré-escolar) e MIEIB (Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil) também estão organizando atividades nos centros de educação infantil, além de audiências públicas e palestras.

– Em Campo Grande, haverá uma palestra em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e outra destinada aos pais das 180 crianças atendidas pelo Instituto de Educação da OMEP. Acontecerão também, em parceria com a UCDB, atividades de 22 a 25 de maio no parque Ayrton Senna com jogos, brincadeiras e leituras.

– 23 de maio: às 14h, haverá tarde de brincadeiras no Espaço Imaginário. Levar um brinquedo, livro ou agasalho para participar;

– 25 de maio: às 14h, está marcada apresentação do Palhashow no Espaço Imaginário. Levar um brinquedo, livro ou agasalho para participar;

– 26 de maio: diversas universidades, organizações e fóruns estão organizando a programação "Me deixe brincar", no Horto Florestal, a partir das 14h, com apresentação de teatro, oficinas, jogos e brincadeiras e "microfone aberto" para as crianças se expressarem.

– Em Dourados, está programada palestra na Unigran, durante a 20a. Semana Pedagógica e a 6a. Semana do Brincar, com o tema "Ensino Fundamental de Nova anos – leiura, escrita e o brincar, como conciliar?", em parceria com Aliança pela Infância em Mato Grosso do Sul, Rede Nacional Primeira Infância e o Fórum Estadual de Educação Infantil. Além disso, serão organizadas atividades lúdicas na praça em parceria com as estudantes de graduação de Pedagogia.

A OMEP (Organização Mundial para Educação Pré-escolar) irá realizar atividades em diversos municípios durante a SAM 2012:

– Em Aquidauana, também serão organizadas uma palestra com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e atividades lúdicas na praça para incentivar o Dia do Brincar.

– Em Iguatemi, Corumbá e Paranaíba, acontecerão atividades lúdicas na praça para incentivar o Dia do Brincar.

– Em Coxim, estão programadas palestra no Rotary e atividades na praça para marcar o Dia do Brincar.

Ribas do Rio Pardo

Em parceria com a prefeitura, Fórum da Educação Infantil Mato Grosso do Sul e Gráfica Ribas, estão programadas atividades recreativas em escolas de educação infantil durante toda a Semana, com participação dos alunos do ensino fundamental.

– 24 de maio: a partir das 8h, será realizada "A Grande Pintura" na Avenida Aureliano Moura Brandão, com as crianças da educação infantil e suas famílias;
– 24 de maio: panfletagem na Avenida Aureliano Moura Brandão destacando o direito à educação infantil de qualidade e as responsabilidades da família e do Estado. Às 13h, haverá uma "Aula Pública" com o tema "Educação Infantil de Qualidade: Direito da criança, dever do estado, justiça social", com profissionais da educação infantil, autoridades, pais e representantes da comunidade.

MINAS GERAIS

Diversos centros de educação infantil, secretarias municipais de Educação, além do Fórum Mineiro de Educação Infantil e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, estão planejando atividades para a SAM 2012 no estado.

Baependi

A Secretaria Municipal de Educação planeja atividades de sensibilização nas escolas e palestras para famílias com os temas "Direitos da Criança" e "Educar é uma arte" e para professores sobre "Transição da pré-escola para ensino fundamental" , além de atividades recreativas com as crianças. As ações ocorrerão entre os dias 25 de maio e 4 de junho.

Nos dias 14 e 15 de junho, serão realizados o 3o. Encontro Ampliado do Fórum Mineiro de Educação Infantil juntamente com o 5o. Encontro da Região Sudeste do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (Mieib). O tema será "Direito à educação na primeira infância e o desafio da qualidade: políticas públicas, movimentos sociais e práticas pedagógicas". O local do evento é a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Contatos para obter mais informações sobre a inscrição: //fae.ufmg.br/nepei, telefone: (31)3409-6222 ou e-mail: nepei@fae.ufmg.br.

Congonhas
Educadoras prepararam boletim sobre a educação infantil no município. As escolas estão aplicando as atividades da publicação "Indicadores de qualidade na educação infantil", produzida pela Ação Educativa e pelo Ministério da Educação. Este é um dos instrumento sugeridos no "Manual de Orientações e Sugestões de Atividades" da SAM 2012, que você pode baixar clicando na barra à esquerda do blog.
Veja aqui o boletim: Boletim_Congonhas_MG

Contagem

O Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação de Contagem realizará, no dia 25 de maio, ato público com o tema "Direito à Educação Infantil é coisa séria" na Avenida João César Oliveira, no Eldorado. Neste ato, haverá panfletagem e diálogo com a população para denunciar os problemas da educação infantil no município. Serão convidados a participar do evento mães, pais e profissionais da educação infantil. A atividade terá ainda pintura coletiva e uma grande ciranda.

Coronel Fabriciano

O Centro Municipal de Educação Infantil Espaço da Infância está organizando reunião com as famílias, atividades recreativas e panfletagem durante a Semana.

Diamantina

O Projeto Caminhando Juntos planeja desenvolver atividades que envolvam toda a comunidade com palestras, oficina de pintura e debate sobre os direitos das crianças e dos adolescentes.

Extrema

A Rede Municipal de Educação planeja desenvolver atividades de pintura e brincadeiras em cinco instituições de ensino infantil durante a SAM 2012.

Montes Claros

O núcleo da Fundação Fé e Alegria fará atividades lúdicas com os educandos com momentos de reflexão sobre a temática da SAM 2012, principalmente, em relação ao tema do racismo e preconceito.
21 e 22 de maio: rodas de conversa para debater as relações entre preconceito e identidade, apresentando revistas, jornais e livros para que as crianças se reconheçam (ou não) no material exposto;

23 e 24 de maio: contação de histórias com utilização de textos e imagens que valorizem o respeito às diferenças e a educação infantil de qualidade, além da criação de paródias sobre a temática trabalhada;

25 de maio: será feita uma "Grande Pintura" com o objetivo de reunir crianças e adolescentes e propor a construção de uma imagem que represente as necessidades da criança durante o seu crescimento e desenvolvimento. Em seguida, haverá apresentação de uma peça de teatro sobre racismo e preconceito na educação infantil realizada pelos próprios educadores.

Nepomuceno

Estão programadas diferentes atividades para a SAM:

21 de maio: entrevista na rádio local e palestra em cada instituição escolar, com participação das famílias, sobre o tema "Se a educação infantil é um direito da criança, o que a família espera dessa educação";

22 de maio: peça de teatro para as crianças na Casa da Cultura;

23 de maio: atividades lúdicas com as crianças e debates nas escolas da zona rural, com participação das famílias, sobre o tema "Transição da educação infantil para o ensino fundamental";

24 de maio: mesa-redonda com participação de autoridades do Executivo e do Legislativo e representantes de entidades;

25 de maio: carreata com crianças, pais e profissionais da educação.

Serro

A Associação Clube de Mães está programando um evento para sensibilizar mães e pais a participarem mais da vida escolar de seus filhos e também para reivindicar dos gestores públicos mais atenção à educação infantil.

Lavras

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Lavras está organizando palestra de abertura com o tema "O direito à Educação Infantil de qualidade." No dia 21 de maio, haverá mesa redonda com o tema "A importância da Educação Infantil para o desenvolvimento da criança".

PARÁ

Santarém

A Secretaria Municipal de Educação e Desporto está organizando várias atividades para a Semana de Ação Mundial 2012 e pretende envolver 15 mil crianças, além de pais, mães, professores e a comunidade:

18 de maio: debate sobre Educação Infantil no Campo em um programa de rádio;
19 de maio: caminhada da Avenida São Sebastião em direção à Praça Barão de Santarém;
21 a 25 de maio: ciclo de palestras com os temas: "Educação Especial – Inclusão das crianças com necessidades especiais na pré-escola"; "Educação do Campo – Educação Indígena"; "Educação Infantil – Transição da Pré-Escola para o Ensino Fundamental"; "Educação Ambiental – A Criança da Amazônia Brasileira";
24 de maio: aula pública na Câmara dos Vereadores com o tema: "Direito à educação infantil é coisa séria";
25 e 26 de maio: exposição fotográfica;
27 de maio: programação cultural em parceria com o Salão do Livro.

PARAÍBA

Campina Grande

A Universidade Estadual da Paraíba, que integra o comitê gestor do Fórum de Educação Infantil da Paraíba, está realizando três eventos durante a SAM:

23 de maio: 2º Seminário Integrador entre os cursos do Centro de Ciências Biológicas da Saúde que trabalham com educação infantil. O público-alvo são os profissionais e estudantes de Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, entre outros. O evento será no auditório do curso de Psicologia.

25 de maio: haverá uma assembleia ampliada do Fórum de Educação Infantil da Paraíba para eleição do novo comitê gestor. O público-alvo são representantes de organizações, profissionais, estudantes e pais envolvidos na educação infantil. O encontro acontece das 9h às 12h no auditório do centro de educação CEDUCI-CATOLÉ.

26 de maio: haverá ações de intinerância do projeto de extensão da UEPB em uma creche na cidade de Esperança.

João Pessoa

O Fórum de Educação Infantil da Paraíba distribuiu materiais sobre a Semana nos Centros de Educação das universidades e está programando seminário para o dia 26 de maio na Universidade Estadual de Campina Grande.

O Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba distribuiu materiais da SAM em escolas, creches e secretarias de educação dos municípios do Brejo Paraibano, que compreende as seguintes cidades: Bananeiras, Solânea, Borborema, Arara, Serraria, Alagoa Nova, Serra Redonda, Ingá, Mogeiro.

Nova Floresta

A secretaria municipal de Educação de Nova Floresta programa palestra para as famílias e atividades artísticas, culturais e recreativas para a Semana de Ação Mundial.

PARANÁ

Ivaiporã

Onze creches e escolas municipais estão envolvidas em atividades da Semana de Ação Mundial. Estão programadas ações de pintura e de recuperação das instituições escolares com a participação das crianças, além de confecção de cartazes e exibição de filmes.

No dia 23 de maio, está marcada palestra com o psicólogo Marcos Pain, sobre o tema "A gente aprende brincando", para mães, pais e educadores, às 19h30, no Departamento Municipal de Educação.

No dia 24, haverá Conferência da Educação Infantil com o tema "Direito da Criança, responsabilidade de todos", na Câmara de Vereadores de Ivaiporã, a partir das 19h. Participarão do debate diversas autoridades que discutirão questões relacionadas ao aprimoramento do atendimento às crianças da educação infantil.

Em 25 de maio, está programada troca de experiências durante o dia todo no Departamento Municipal de Educação.

Porto Amazonas

Escolas municipais vão debater o tema "Racismo e preconceito" com pais e alunos ao longo do mês de maio. Deverão participar mais de 250 crianças e 46 adultos.

Jacarezinho

Escolas municipais de educação infantil planejam abordar diferentes temas com as crianças, famílias e professores. São eles: preconceito e discriminação; valorização dos profissionais da educação infantil e uma atividade lúdica para refletir sobre a criança na educação infantil.

PERNAMBUCO

O Comitê da Campanha Nacional pelo Direito à Educação em Pernambuco apresentou material da SAM durante o encontro estadual do Fórum de Educação Infantil, que reuniu representantes de diversos municípios, no dia 18 de maio.

O grupo Sertão São Francisco – Petrolina e Parnamirim (PE) e Juazeiro (BA) – está planejando diversas atividades nos municípios pernambucanos:

– Em Petrolina, haverá mini-fórum infantil com estudantes (crianças e adolescentes) e debate sobre financiamento da Educação e valorização dos profissionais.

– Em Parnamirim, serão realizadas oficina lúdica para pais e mães em uma escola municipal e uma tarde cultural com a "Hora do Conto" para as crianças e suas famílias. Também está programado debate sobre a valorização dos profissionais da educação infantil.

Altinho

A Secretaria Municipal de Educação de Altinho participa da SAM pela primeira vez e está programando palestra, roda de conversa, produção de cartazes e uma pequena passeata.

Cabrobó

A Secretaria Municipal de Educação de Cabrobó pretende realizar atividades para discutir a transição da pré-escola para o primeiro ciclo do ensino fundamental.

Condado

A Secretaria Municipal de Educação de Condado planeja debater durante a SAM os seguintes temas: concepção de educação infantil, educação infantil no campo, criança e (d)eficiência e transição da pré-escola para o primeiro ciclo do ensino fundamental. Os eventos deverão contar com a participação das famílias, conselheiros e profissionais da Educação.

Ipojuca

No dia 25 de maio, a partir das 15h, será realizada caminhada "Pela educação que queremos", da Escola Assembleia de Deus até a Escola Jarbas Passarinho, no distrito de Camela. A organização é do Centro das Mulheres do Cabo e da Associação Beneficente de Camela.

Petrolina

O Conselho Municipal de Educação em Petrolina destacou dois temas para a SAM 2012: valorização do profissional de educação infantil e a transição da pré-escola para o ensino fundamental. O primeiro tema será abordado em um encontro com professores, gestores, assistentes e recreadores no SEST/SENAT. Para tratar do segundo tema, estão organizando um mini-fórum com a participação de dois centros municipais de educação infantil e de uma escola. O encontro será realizado no parque municipal com a parceria da Universidade do Vale do São Francisco e da Guarda Municipal, entre outros.

A secretaria municipal de Educação de Petrolina organizou com a Escola de Educação Infantil Professora Maroquinha atividades para marcar a Semana Mundial do Brincar, em conjunto com a SAM, no dia 25 de maio. A atividade vai envolver famílias, crianças e educadores.

Recife

A Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire) realiza, no dia 25 de maio, às 19h, a mesa redonda "O direito à educação infantil de qualidade", no auditório de Pós-Graduação (quinto andar). Entre os convidados confirmados estão Célia Vieira, do Fórum em Defesa da Educação Infantil de Pernambuco (FEIPE), Elizabete Ramos, da Secretaria da Criança e da Juventude do Governo do Estado, e Paulo Rubem, deputado federal e membro da Comissão Especial do novo Plano Nacional de Educação. Aberto à comunidade acadêmica e ao público em geral, o evento é uma parceria do Comitê Pernambucano da Campanha Nacional pelo Direito à Educação com o curso de Pedagogia da Fafire. Também participará do encontro a equipe do Programa de Fomento à Educação Infantil da Secretaria da Criança e da Juventude do Estado.

No dia anterior, a equipe participa da abertura do Fórum de Educação Infantil de Nazaré da Mata.

Veja mais sobre as atividades da SAM em Pernambuco no blog: //portaldobetinho.blogspot.com.br/

Salgueiro

O Instituto Flor de Mandacaru e a Secretaria de Desenvolvimento Social do município de Salgueiro, por meio da equipe técnica do Centro de Referência da Assistência Social, planejam as seguintes atividades para o 2º Encontro Sertanejo de Educação e Cultura:

– palestra de abertura com o tema "Olhares sobre a infância e o papel das Organizações Sociais";
– mesa-redonda com o tema "Organizações Sociais e Políticas Públicas: Na busca por uma infância de qualidade" em que serão apresentadas experiências de organizações sociais com o desenvolvimento de projetos e ações nas áreas de educação, saúde, cultura e de assistência social voltados às crianças;
– mini-cursos: "Orientações e Metodologias para uma Boa Interação com Crianças" e "Estrutura e Elaboração de Projetos Sociais".

A Escola Domingos Paulo de Sá desenvolverá atividade com crianças e adultos para produção de faixas que serão expostas em pontos estratégicos da cidade. Além disso, as crianças apresentarão danças e recitais na escola.

A Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central dedicará a semana pedagógica dos graduandos do curso de Pedagogia ao tema "Educação infantil, primeira etapa da educação básica: criança com todos os seus direitos". Entre os dias 28 e 31 de maio, haverá uma intensa programação de palestras, seminários e mesas-redondas para debater os diversos aspectos da educação infantil e refletir sobre as propostas apresentadas no Plano Nacional da Primeira Infância. Veja o folder do evento:

 

PIAUÍ

Teresina

O Comitê da Campanha Nacional pelo Direito à Educação no Piauí planeja realizar uma audiência pública na Câmara Municipal de Teresina com participação de professores, gestores e famílias.

Várias ações estão sendo organizadas nos municípios do Rio de Janeiro: desde atividades lúdicas e recreativas, palestras para mães e pais e profissionais da educação infantil, oficinas de arte até rodas de leitura.

RIO DE JANEIRO

Várias ações estão sendo organizadas nos municípios do Rio de Janeiro: desde atividades lúdicas e recreativas, palestras para mães e pais e profissionais da educação infantil, oficinas de arte até rodas de leitura.

Angra dos Reis

O Conselho Municipal de Educação e a Escola Jean Piaget estão planejando debates com mães, pais e professores, além de projetos com as crianças e seminário sobre educação infantil direcionado aos profissionais da região.

Belford Roxo

A creche comunitária Cristo Libertador está planejando atividades envolvendo arte e educação com oficinas e rodas de leitura.

Duque de Caxias

A Fundação Beneficente Evangélica Jesus de Nazaré fará atividade de recreação com crianças da instituição.

Itaboraí

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizará, no dia 24 de maio, conversa pedagógica sobre valorização dos profissionais de educação infantil.

Mangaratiba

A Secretaria Municipal de Educação promoveu palestras no dia 15 de maio com o tema "A importância de brincar na Educação Infantil – atividades de brincadeiras e artes nas unidades escolares". Dos dias 22 a 26 de maio, os centros municipais de educação infantil também realizarão atividades.

Miracema

A Secretaria Municipal de Educação promoverá jogos, brincadeiras, atividades culturais e leituras em dez escolas.

Niterói

A Creche UFF abordará o tema da valorização dos profissionais de educação infantil e, com as famílias, será trabalhada a questão do financiamento da educação. O debate "Com a palavra, os profissionais da educação!" ocorrerá no dia 25 de maio, das 9h às 11h, no auditório da Escola de Serviço Social – 4º andar – sala 405, Bloco E – Campus da Universidade Federal Fluminense.

A UMEI Alberto de Oliveira fará palestra com o tema "A criança e a (d)eficiência". Haverá atividades de formação com os profissionais sobre o tema e aulas ou audiências públicas com políticos, lideranças e especialistas. As crianças participarão de uma gincana com seus familiares.

Nova Iguaçu

O município de Nova Iguaçu contará com uma programação ampla realizada por diversas instituições de educação infantil e creches comunitárias com partcipação da Câmara de Vereadores, prefeitura e secretarias, conselhos, Ministério Público, Instituto de Educação, instituições religiosas e outras organizações da região. Haverá atividade de formação com os profissionais da educação infantil, pinturas e brincadeiras, oficinas de arte e de plantio.

O Núcleo de creches e pré-escolas comunitárias da Baixada Fluminense (Nucrep) realizará atividades de 21 de maio a 01 de junho:
– 21 de maio: "Criança com arte abre a semana fazendo a sua parte" – com construção de painel coletivo por centro de educação infantil a partir de desenhos, colagens e pintura;
– 23 de maio: "Família presente Educação Infantil mais Eficiente" – com construção de painel coletivo por centro de educação infantil, a partir da elaboração de frases, palavras escritas ou recortadas de revistas ou desenhos e figuras que expressem como os envolvidos na atividade enxergam a educação infantil;
– 25 de maio: "Comunicação Infantil". Neste dia, haverá elaboração de cartas pelas crianças;
– 28 de maio: "Dia internacional do Brincar – Brincando, cantando, contado na comunidade";
– 29 e 30 de maio: entrega das cartas das crianças;
– 01 de junho: encerramento nos centros de educação infantil com exposição itinerante.

Participarão de atividades em Nova Iguaçu: Creche Comunitária Nossa Senhora da Cabeça, Creche Comunitária Nossa Senhora da Luz, Creche Comunitária Nossa Senhora das Graças, Creche Comunitária São Miguel Arcanjo, Creche Comunitária São Sebastião, Escola Municipal de Educação Infantil Monte Sol, Escola Municipal de Educação Infantil Nova Era.

Petrópolis

A Secretaria Municipal de Educação irá trabalhar com as seguintes temáticas: obrigatoriedade da pré-escola , transição da pré-escola para o primeiro ciclo do ensino fundamental.

Porciúncula

O Jardim de Infância Carolina de Almeida realizará apresentação teatral para professores e professoras.

Quissamã

A Secretaria Municipal de Educação realizará atividades em escolas e creches.

Resende

A Escola Municipal "Algodão Doce" e a Organização Mundial para a Educação Pré-escolar (OMEP) do município promoverão palestras e seminários para a discussão do tema direcionados aos profissionais de educação infantil. Também estão planejando atividades lúdicas e recreativas.

Rio da Ostras

Sinpro Macaé e Região, CEPRO, SEPE Rio das Ostras e SINDSERV-RO realizarão um evento no dia 26 de maio na praça José Pereira Câmara, no centro. Haverá oficinas para as crianças e piquenique coletivo, além da distribuição do manifesto com as principais reivindicações para a etapa da educação infantil no Brasil. O evento começa às 14h.

Rio de Janeiro (Capital)

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) fará a abertura da SAM no estado, no dia 21 de maio, com debates de professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e da UFRJ. No dia 22 de maio, acontecerá reunião do grupo de pesquisa Linguagens Desenhadas e Educação com o tema "As linguagens desenhadas na educação infantil". Já no dia 23, haverá exibição do filme "O pequeno Nicolau" e debate entre professores da Escola de Educação Infantil da UFRJ. No dia 24, acontece a exibição do filme de animação "A família do futuro" e conversa com as crianças da Escola de Educação Infantil da universidade. Seguindo a programação, no dia 25, será realizada troca de livros, CDs e DVDs entre adultos e crianças na escola de Educação Infantil. No encerramento, dia 26, haverá feijoada com roda de samba para crianças e adultos na Casa de Caridade Espírita Cacique Tupinambá e oficinas de artes "Brincando com Portinari" com monitores do Projeto Portinari.

A organização Novamerica está organizando atividade de formação com os profissionais do Movimento de Educadores de Direitos Humanos. A programação no Rio de Janeiro conta também com evento do colegiado do Fórum Estadual de Educação promovido pelo Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região (Sinpro – Rio).

Haverá atividades também nos municípios de Maricá, Mesquita, Mangaratiba, Nova Friburgo, São Gonçalo e Nilópolis.

RIO GRANDE DO NORTE

Natal

A secretaria municipal de Educação está organizando atividades que envolverão 72 unidades de ensino, cerca de 10 mil crianças e 500 profissionais. No dia 24 de maio, às 10h, haverá audiência pública na Câmara dos Vereadores.

No dia seguinte, as unidades de ensino farão o Dia "D" com diversas ações relacionadas à qualidade na educação infantil, como teatro de roda, grande pintura, palestra com advogado sobre os diretos das crianças, exposições de trabalhos realizados pelas crianças, apresentações teatrais e de dança, entre outros.

RIO GRANDE DO SUL

Novo Hamburgo

A Escola Municipal de Educação Infantil Arca de Noé irá promover diversas atividades com as crianças durante a SAM 2012, envolvendo brincadeiras ao ar livre e resgate de brincadeiras tradicionais. No sábado (26), as crianças e as famílias participarão de contação de histórias, apresentações circenses, entre outros.

Sapucaia do Sul

A Escola Municipal de Educação Infantil Hugo Gerdau está organizando caminhada pelo bairro com cartazes e distribuição de panfletos com a participação da comunidade escolar.

São José do Herval

Escola Municipal de Educação Infantil "Meus primeiros passos" vai realizar caminhadas e brincadeiras no campo de futebol do município no dia 21 de maio. Nos dias 23 e 25, haverá atividades com as crianças com brincadeiras e cantigas de roda.

Torres

O campus da Universidade Luterana do Brasil em Torres irá promover no dia 31 de maio atividades com as crianças das escolas municipais. Local: Galpão Grioulo – espaço de lazer da universidade. Horário: 13h às 17h.

Veranópolis

A secretaria municipal de Educação e Cultura organizou um encontro com as gestoras das escolas municipais para incentivar a participação na SAM. Cada escola planejou diferentes atividades envolvendo direção, professores e auxiliares, pais e crianças de sua comunidade escolar.

Haverá momentos de resgate de brincadeiras, contação de histórias e caminhadas pelos bairro Santa Lúcia e Renovação.

No dia 27 de maio, será o "dia da escola aberta para a família e para a comunidade" com uma exposição de trabalhos realizados pelas crianças, brincadeiras e música.

No dia 30 de maio, às 19h, haverá palestra para mães e pais com o tema "Saúde e estimulação auditiva para o desenvolvimento da linguagem", na Casa da Cultura. Na mesma data, às 9h30, as crianças das escolas municipais de educação infantil participarão do Dia do Desafio na Praça XV de Novembro.

RONDÔNIA

Porto Velho

O Fórum de Educação Infantil de Rondônia está organizando um debate com instituições e pessoas envolvidas com a temática da Educação Infantil.

SANTA CATARINA

Garuva

Gestores da Secretaria Municipal de Educação do município de Garuva e educadores da rede de ensino estão se articulando para organizar a participação das instituições de ensino na SAM 2012. Estão previstas atividades de pintura e brincadeiras com crianças da creche e pré-escola e a realização de um seminário.

SÃO PAULO

Em São Paulo, diversas instituições de educação infantil organizam atividades para a SAM e envolvem as comunidades com oficinas recreativas, palestras e seminários.

Moji Mirim

Palestra com mães e pais das instituições de educação infantil para tratar da importância do estímulo para o desenvolvimento dos bebês. Tema: "Educação: bebês felizes com a participação de pais e educadoras".

Rio Claro

A secretaria municipal da Educação planeja uma palestra sobre o eixo "Criança e (d)eficiência" destinada à professores e equipe gestora das escolas de educação infantil.

São Paulo (Capital)

Haverá diversas ações pelos bairros da cidade. No sábado, dia 26, em evento da Semana Mundial do Brincar serão apresentados os materiais da SAM 2012 à comunidade da unidade Guarapiranga do Centro Educacional Infantil Luz e Lápis. Durante a Semana, o Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) fará a divulgação da SAM nos projetos desenvolvidos pela entidade na área de educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Haverá ainda encontros, seminários e atividades nas escolas e nas praças das cidades sede das associações da OMEP ( Organização Mundial para Educação Pré-Escolar).

A Fundação Abrinq promove encontro no dia 25 de maio, das 9h30 às 12h30, com o tema "O direito à educação infantil de qualidade e financiamento da educação". O debate terá participação do coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, e do deputado federal Paulo Santiago, além de outras autoridades. O evento será na sede da Fundação Abrinq, na avenida Santo Amaro, 1386 – auditório do Sindipeças.

No dia 24 de maio, serão apresentandos dados do diagnóstico de atendimento de crianças de 0 a 3 anos. O Projeto Creche Para Todas as Crianças é uma parceria entre Fundação Abrinq, Instituto C&A, P&G e Shopping Ibirapuera. Nesta data, 20 articuladores do projeto em diferentes municípios (Manaus, Roraima, Palmas, São Luis, Campo Grande, Brasília, Goiânia, Rio Branco, Macapá, Belém, Vitória da Conquista, Porto Alegre, Resende, Nova Iguaçu, Florianópolis, Belo Horizinte, Recife, São Paulo, Natal e Cuiabá) discutirão estratégias para alavancar ações nacionais em 2012.

No dia 5 de junho, na Faculdade Sumaré, às 8h30, haverá palestra com participação da coordenadora executiva da Campanha Nacional pelo Direito à Educação Iracema Nascimento.

No dia 10 de maio, a coordenadora executiva da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Iracema Nascimento, participou da 1º Assembleia do Fórum Municipal de Educação de São Paulo, na Faculdade São Francisco de Direito da Universidade de São Paulo. No encontro, foram discutidas as políticas públicas nacionais, estaduais e municipais para a educação infantil; eleição do Conselho Gestor do Fórum e definição das pautas de discussão e reivindicação para os próximos encontros.

TOCANTINS

Palmas

A secretaria municipal de Educação programa para o dia 23 de maio evento que irá discutir educação infantil com participação de conselhos municipais, Defensoria Pública, Ministério Público, universidades locais, professores, supervisores pedagógicos, orientadores
educacionais, diretores de escolas públicas e privadas, redes socias, fóruns, entre outros.

Paraíso do Tocantins

A ONG Ação Verde Mobilização planeja distribuir materiais da SAM nas faculdades, nas escolas, na Câmara Municipal e na prefeitura.