SAM na Mídia

Aqui você encontra o link para matérias sobre a Semana de Ação Mundial 2013 nos veículos de comunicação de todo o país.

De 28 de abril a 4 de maio

Veículo:  Viçosa no Selo
Título:Encerramento da Semana de Ação Mundial
Lide: A creche Escola Municipal Elulina Pinto, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, realizaram nesta sexta-feira o encerramento da Semana de Ação Mundial 2013.
Data: 28 de abril

Veículo: Portal Aprendiz
Título:Semana de Ação Mundial 2013 encerra com conquistas no Congresso Nacional
Lide:  Dia 28 de abril é o Dia Nacional da Educação, data que sela o fim da Semana de Ação Mundial (SAM). Trata-se de uma campanha global pela educação, cujo tema em sua décima edição é “A valorização dos profissionais da educação e o direito à educação”.
Data: 28 de abril

Veículo: Prefeitura de Rio Claro
Título:Rede municipal de RC expõe avanços na Semana de Ação pela Educação
Lide: “Nem herói, nem culpado. Professor deve ser valorizado!”. Com esse tema, a Semana de Ação Mundial pela Educação prossegue até o próximo domingo (28) envolvendo, no Brasil, 300 municípios de todos os estados e distrito federal. De olho nos números nacionais sobre o tema, a Secretaria Municipal da Educação destaca os trabalhos que já vêm sendo realizados na rede municipal de ensino de Rio Claro.”
Data: 28 de abril

Veículo: Faculdade Sumaré
Título:SUMARÉ DEBATE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Lide:A Semana de Ação Mundial (SAM) acontece desde 2003 simultaneamente em mais de 100 países. O objetivo é conduzir políticos e autoridades a cumprirem os tratados internacionais e as leis nacionais. No Brasil, a SAM é promovida pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação. O tema dessa 11ª edição é “A valorização dos profissionais da educação e o direito à educação”..
Data: 28 de abril

De 21 a 27 de abril

Veículo: Vermeho
Título:Semana de Ação Mundial: entidades fazem consulta a professores
Lide:  O paralelo entre a educação brasileira e a espanhola entrou em debate na manhã desta sexta-feira (26), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco, no Recife. A discussão fez parte do “Seminário de Ação Mundial pela Valorização dos Profissionais da Educação”, que integra a 14ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública.
Data: 26 de abril

Veículo: Agência Brasil
Título:Congresso vai instalar comissão de Políticas Públicas na área de Educação
Lide:Brasília – A mobilização pela valorização dos professores, que marca a 11° Semana de Ação Mundial entre os dias 21 e 28 deste mês, conseguiu apoio no Congresso Nacional para a instalação de uma Comissão Mista de Fiscalização e Acompanhamento de Políticas Públicas que terá a educação como primeiro item da pauta.
Data: 26 de abril

Veículo: Sintepe
Título:Educação e economia da Espanha entram em debate no Sintepe
Lide:  Como parte das ações nacionais da Semana de Ação Mundial (SAM 2013), a Rede Vozes da Educação e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação lançaram a Consulta participativa: “como vão os professores da sua escola?”. A ideia é estimular estudantes e interessados no assunto a entrevistarem seus professores e professoras para saber quais são suas demandas e, com isso, construir uma agenda de valorização do docente, para promover o debate sobre a valorização destes profissionais.
Data: 26 de abril

Veículo: Aprendiz Congáz
Título:Semana de Ação Mundial tem como foco o valorização do professor na promoção da educação
Lide:Até o 28 de abril acontece a Semana de Ação Mundial (SAM), uma iniciativa da Campanha Global pela Educação (CGE) que desde 2003 acontece simultaneamente em mais de 100 países.
Data: 25 de abril

Veículo: Viçosa No Selo – RN
Título:Semana de Ação Mundial:Atividades em Viçosa
Lide:A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Cras, Centro de Referência a Assitência Social, dando continuidade às Atividades da Semana de Ação Mundial 2013, apresentam nesta quinta-feira o filme Quadro Negro para os alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Pedro Martins, seguido de debate com a participação de alunos, da assistente social Goreti Gomes, e do professor Marcos Antonio.
Data: 25 de abril

Veículo:  CNTE
Título:CNTE defende a pauta da educação pública em Brasília
Lide:Brasília foi tomada pelos profissionais da educação nesta quarta-feira. Dentro da programação da greve nacional convocada pela CNTE e da Semana de Ação Mundial, que acontece em mais de 100 países, a entidade realizou um ato público com a presença de mais de 500 educadores na Câmara dos Deputados e se reuniu com algumas das principais lideranças do país.
Data: 23 de abril

Veículo:  Prefeitura de Itapemirim
Título:Itapemirim participa da Semana de Ação Mundial – SAM
Lide:Com o objetivo de garantir educação pública de qualidade e fazer com que as autoridades cumpram os tratados e as leis nacionais sobre educação, a Campanha Global pela Educação iniciou o projeto da Semana de Ação Mundial, mais conhecido como SAM, coordenado no Brasil pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação.
Data: 23 de abril

Veículo:  G1 – PI (rede Clube)
Título: Aberta em Teresina a Semana de Ação Mundial pela Educação
Lide:  (vídeo)
Data: 22 de abril

Veículo:  Sintepe
Título:Pernambuco abre Semana de Ação Mundial com seminário sobre valorização docente
Lide: Na última sexta-feira (19), o Fórum de Educação Infantil de Pernambuco (Feipe) deu início a Semana de Ação Mundial no Brasil com sua reunião mensal ampliada com o tema da SAM 2013, “Nem herói, nem culpado. Professor tem de ser valorizado!”. Mais de 100 pessoas de pelo menos 40 municípios pernambucanos lotaram o auditório da Fundação Joaquim Nabuco, no bairro do Derby, na capital pernambucana.
Data: 22 de abril

Veículo:  Folha de Pernambuco
Título:Professores de escolas públicas param e pedem melhorias na rede
Lide:Paralela à greve nacional, acontece a 11ª Semana de Ação Mundial, até o próximo domingo, e a 14ª Semana Nacional em Defesa da Educação Pública de Qualidade, que se estende até a próxima sexta-feira. Dentre as atividades desses eventos, o Sintepe realiza o Seminário Ação Mundial pela Valorização dos Profissionais da Educação, na sexta-feira. Na ocasião será apresentado o resultado parcial da pesquisa “O trabalho na educação básica em Pernambuco”, feita em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais”.
Data: 22 de abril

Veículo:  Pauta Social
Título:VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO É TEMA DE EVENTO
Lide:A Semana de Ação Mundial (SAM) 2013 será realizada entre os dias 21 e 28 de abril com diversas atividades simultâneas em mais de 100 países. No Brasil, essas atividades são coordenadas pela Campanha Nacional Pelo Direito à Educação. A SAM é uma iniciativa da Campanha Global pela Educação (CGE) e acontece desde 2003 com o objetivo de pressionar autoridades políticas a garantir educação pública de qualidade para todos e todas.
Data: 22 de abril

Veículo:  Andifes
Título: Semana de valorização dos professores ocorrerá em mais de 300 municípios de todo o País
Lide:Maior evento temático, descentralizado e autogerido sobre educação no mundo, a SAM (Semana de Ação Mundial) ocorre em mais de cem países. No Brasil terá início no próximo domingo, 21 de abril, em mais de 300 municípios de todos os estados do país, bem como o DF, e vai até o próximo dia 28. Além desse período oficial, atividades sobre os temas da SAM acontecerão ao longo do ano em todo o país.
Data: 22 de abril

Veículo:  Na Hora – RN
Título: SEMANA DE AÇÃO MUNDIAL – PROGRAMAÇÃO DE VIÇOSA-RN
Lide:A Semana de Ação Mundial (SAM) completa, em 2013, sua décima primeira edição. A SAM é uma iniciativa da Campanha Global pela Educação (CGE) e acontece simultaneamente em mais de 100 países, desde 2003. O objetivo é fazer uma grande pressão internacional sobre líderes e governos para que cumpram tratados e leis nacionais e internacionais para garantir educação pública de qualidade para todas e todos.
Data: 22 de abril

Veículo:  Caiga Toda
Título:Professores de escolas públicas param e pedem melhorias na rede
Lide:Desta terça (23) até a próxima quinta-feira (25), os professores da rede pública de ensino vão paralisar suas atividades, com o intuito de chamar a atenção para os problemas no setor. Serão reivindicados o piso salarial, a implantação da aula-atividade, melhores condições de trabalho, entre outras questões. A ação faz parte da Greve Nacional da Educação Pública, convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
Data: 22 de abril

Veículo:  Sinpro-PE
Título:Sinpro Pernambuco participa da Semana de Ação Mundial
Lide:O Sinpro Pernambuco, por meio do seu coordenador geral, Jackson Bezerra, participou da abertura da Semana de Ação Mundial, através da reunião ampliada do Fórum em Defesa da Educação Infantil em Pernambuco (Feipe). O evento aconteceu na última sexta-feira (19) Fundação Joaquim Nabuco.
Data: 22 de abril

Veículo:  Blog Educação
Título: 11ª Semana de Ação Mundial pela Educação dá ênfase à valorização do professor
Lide: A 11ª edição da Semana de Ação Mundial – SAM pela Educação já deu início às suas ações, realizadas até o dia 28 de abril, em mais de 300 municípios brasileiros. Além desse período oficial, atividades sobre os temas da SAM acontecerão ao longo do ano em todo o País. Desde 2003, o evento é promovido para exigir que os governos cumpram os acordos internacionais da área, entre eles o Programa de Educação para Todos, da Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura das Nações Unidas – Unesco.
Data: 22 de abril

Veículo:  Centro Universitário São Camilo
Título: O PIBID na Semana de Ação Mundial – SAM 2013
Lide: O Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo, por meio do princípio de Organização estrutural dinâmica, sistematizada e inovadora, oferece, ao seu alunado e à comunidade educacional, a oportunidade de refletir acerca da construção de uma educação capaz de tornar diferenciada a sociedade em que atua, desenvolvendo um ensino gerador de aprendizagens significativas para o ser humano. Assim, será realizado, de 21 a 27 de abril, o evento “O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) na SAM – 2013 (Semana de Ação Mundial)”.
Data: 22 de abril

Veículo:  Prefeitura de Quissamã – RJ
Título: CRIATIVIDADE VALORIZA EDUCAÇÃO INFANTIL NA CRECHE MANOEL RIBEIRO
Lide: A qualidade da Educação Infantil e a união da família com a instituição de ensino são a base do projeto que está sendo desenvolvido pelo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Manoel Ribeiro
Data: 22 de abril

Veículo:  O Educacionista
Título: 11ª Semana de Ação Mundial 2013 – 21 a 28 de abril de 2013
Lide:Maior evento temático, descentralizado e autogerido sobre educação no mundo, a SAM (Semana de Ação Mundial) ocorre em mais de cem países. No Brasil terá início no próximo domingo, 21 de abril, em mais de 300 municípios de todos os estados do país, bem como o DF, e vai até o próximo dia 28. Além desse período oficial, atividades sobre os temas da SAM acontecerão ao longo do ano em todo o país. Associações de bairro, sindicatos, secretarias municipais de educação, creches, escolas, universidades, fóruns, conselhos de educação e organizações não governamentais promoverão audiências públicas, aulas abertas, seminários e atos lúdicos envolvendo suas respectivas comunidades para o debate sobre a valorização dos profissionais de educação.
Data: 22 de abril

Veículo: Editora Grafset
Título: Semana de Ação Mundial
Lide: A 11ª edição da Semana de Ação Mundial – SAM pela Educação já deu início às suas ações, realizadas até o dia 28 de abril, em mais de 300 municípios brasileiros. Além desse período oficial, atividades sobre os temas da SAM acontecerão ao longo do ano em todo o País. Desde 2003, o evento é promovido para exigir que os governos cumpram os acordos internacionais da área, entre eles o Programa de Educação para Todos, da Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura das Nações Unidas – Unesco.
Data: 22 de abril

Veículo: Maxpressnet
Título: Instituto C&A apoia Semana da Ação Mundial
Lide: O Instituto C&A apoia a Semana de Ação Mundial, uma iniciativa da Campanha Global pela Educação, que tem o objetivo de pressionar líderes e políticos de todo o mundo a garantir educação pública de qualidade para todos. A semana, realizada desde 2003 simultaneamente em mais de cem países, será realizada entre 21 e 28 de abril.
Data: 22 de abril

Veículo:  Raniele Gomes
Título: Viçosa-RN apresenta a programação da Semana de Ação Mundial
Lide: OA Semana de Ação Mundial (SAM) completa, em 2013, sua décima primeira edição. A SAM é uma iniciativa da Campanha Global pela Educação (CGE) e acontece simultaneamente em mais de 100 países, desde 2003. O objetivo é fazer uma grande pressão internacional sobre líderes e governos para que cumpram tratados e leis nacionais e internacionais para garantir educação pública de qualidade para todas e todos.
Data: 22 de abril

Veículo:  180°
Título: Professores abrem Semana de Ação Mundial no Dirceu
Lide: Os professores da rede pública de ensino abriram neste domingo (21) na feira livre do mercado público do Dirceu Arcoverde I, zona sudeste de Teresina, a 11ª Semana de Ação Mundial em defesa da educação pública de qualidade que acontece em todo país de 21 a 28 deste.
Data: 21 de abril

De 14 a 20 de abril

Veículo:  Setor 3 / Senac
Título: Valorizar o professor: o que se quer dizer com isso?
Lide: O artigo de Fernanda Campagnucci, editora do Observatório da Educação da Ação Educativa, fala sobre a discussão da valorização do professor. Comenta e contextualiza o tema Nem herói, nem culpado: professor tem de ser valorizado, que será discutido durante as atividades da Semana de Ação Mundial 2013, entre os dias 21 e 28 de abril
Data: 17 de abril

Veículo:  Cultura Ambiental nas Escolas
Título: Semana de Ação Mundial 2013 terá como tema a valorização dos profissionais da educação
Lide: A SAM (Semana de Ação Mundial) 2013 já tem data definida. Entre os dias 21 e 28 de abril, diversas atividades ocorrerão simultaneamente em mais de 100 países. No Brasil, essas atividades são coordenadas pela Campanha Nacional Pelo Direito à Educação.
Data: 16 de abril

Veículo:  Revista Educação
Título:Semana de Ação Mundial 2013 terá como tema a valorização dos profissionais da educação
Lide: A SAM (Semana de Ação Mundial) 2013 já tem data definida. Entre os dias 21 e 28 de abril, diversas atividades ocorrerão simultaneamente em mais de 100 países. No Brasil, essas atividades são coordenadas pela Campanha Nacional Pelo Direito à Educação. A SAM é uma iniciativa da CGE (Campanha Global pela Educação) e acontece desde 2003 com o objetivo de pressionar autoridades políticas a garantir educação pública de qualidade para todas e todos.
Data: 16 de abril