Atividades em todo o Brasil na SAM

REGIÃO CENTRO-OESTE

MATO GROSSO

  • Na cidade de Cárceres, a Unemat (Universidade do Estado do Mato Grosso) pretende desenvolver atividades em conjunto com o Sindicato dos Profissionais da Educação das redes Municipal e Estadual.  Entre 22 e 24 de abril,  os participantes realizarão paradas e atos públicos no campus da universidade e em ruas do município. Durante as manifestações, irão distribuir os materiais da SAM para os transeuntes.

GOIÁS

  • Um dia de palestras sobre a valorização dos professores será organizado na Escola Municipal Instituto Nova Goiás. As atividades devem reunir aproximadamente 200 participantes do município de Cachoeira Dourada.

MATO GROSSO DO SUL

  • Alunos de pedagogia de três universidades de  Campo Grande estarão reunidos para uma palestra sobre o tema da SAM 2013. Com organização da UFMS (Universidade Federal do Mato grosso do sul), o evento deve comportar 300 pessoas.

REGIÃO NORDESTE

ALAGOAS

  • O Fadedi (Fórum Em defesa da Educação Infantil de Alagoas) organiza em Maceió uma audiência pública sobre a temática na câmara de vereadores e um seminário sobre valorização dos profissionais da educação. Os eventos acontecerão durante a semana de 21 a 28 de abril;

BAHIA

  • Em Salvador, o grupo de professores aprovados no concurso da Secretaria de Educação de Salvador vai realizar uma manifestação contra a morosidade da convocação de 400 docentes, que realizaram suas provas em 2010 e ainda não foram chamados a ocupar seus cargos.
  • Também para os soteropolitanos, o Fórum Baiano de Educação Infantil entre abril e agosto vai promover cirandas reflexivas e encontros estaduais entre pessoas envolvidas em atividades do Fórum em Irecê, Euclides da Cunha, Amargosa, Ihéus, Vitória da Conquista, Sr. Do Bonfim, Baixa Grande, Caetité e Morro do Chapéu

CEARÁ

  • O Cobec (Conselho Beneficente de Crianças e Trabalhadores Carentes de Quitaiús) prepara uma série de atividades para a população de Lavras da Mangabeira, incluindo visitas de sensibilização para o tema da SAM, envolvendo toda a comunidade escolar. Haverá a presença de representantes públicos, para os quais serão apresentados pedidos de agilização de projetos de lei em favor dos direitos dos professores que estão tramitando na câmara. O Cobec ainda realizará concursos de paródias, redações e poemas sobre o tema e uma manifestação com faixas e cartazes, todos os eventos serão cobertos por uma rádio local.

PERNAMBUCO

  • O Coletivo de Mulheres Negras de Pernambuco pretende promover rodas de diálogo e panfletagens nas cidades de Araçoiaba, Jaboatão, Paulista e na capital, Recife. A proposta é envolver duas escolas em cada cidade nas atividades da SAM 2013, articuladas por 30 profissionais da educação.
  • Com o mote “Juventude é atitude, qual é a sua?”, o Fojupe (Fórum das Juventudes de Pernambuco) vai reunir a juventude do agreste pernambucano e articular intervenções com professores da cidade de Caruaru.
  • O município de Serrita terá rodas de conversa e lúdicas  entre as atividades organizadas pela Secretaria Municipal de Educação. Também está programado um debate entre docentes, pais, alunos, gestores, conselhos e sindicatos sobre o a valorização dos profissionais.
  • Já estão acontecendo atividades de mobilização do Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco). Até o dia 19 de abril, os sindicalistas estarão mobilizando pessoas em seus locais de trabalho para se manifestarem pelo direito a educação e pela valorização dos profissionais que a promovem. Ainda neste período, o Sintepe participará de um Ato Público Nacional, em Maceió (Alagoas), no dia 18, em defesa da Educação Pública. No dia seguinte, haverá uma Plenária e um debate sobre a Valorização dos professores da Educação Infantil. Em Pernambuco, a SAM2013 será oficialmente lançada simultaneamente à 14ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública no dia 22, com uma coletiva de Imprensa. Durante a greve organizada pela CNTE, o Sintepe vai organizar atos públicos, a ocupação de casas legislativas pernambucanas e um debate sobre a crise econômica  mundial e a educação. No final da Semana, haverá um seminário Ação Mundial pela Valorização dos Profissionais da Educação, na Sede do sindicato. Concluindo as atividades do Sintepe, as pautas também serão apresentadas no dia do trabalhador, em conjunto com o Fórum dos Servidores e a Cut (Central Única dos Trabalhadores) no dia 30/04.

PIAUÍ

  • Carro de som e panfletagem dão o ritmo da SAM em Terezina, onde os eventos começam já nas primeiras horas da manhã e serão desenvolvidos pelo comitê local da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão da Educaçao. Também serão organizadas mesas redondas, debates, seminários e um programa de rádio com apoio da Universidade Estadual do Piauí, e da Central Única dos Trabalhadores.
  • O Fórum Piauiense de Educação de Jovens E Adultos Fórum de Educação, de Teresina, está organizando uma visita de sensibilização sobre o tema da SAM à escola municipal Parque Itararé, e uma mesa redonda na UESPI – Universidade Estadual do Piauí, no campus Clóvis Moura. As atividades acontecerão entre os dias 23 e 25 de abril.

MARANHÃO

  • Já na primeira semana de abril, a Secretaria Municipal de Educação da cidade de Arame  promoverá debates em reuniões no auditório da câmara de vereadores com equipe da educação e com a sociedade civil.

    RIO GRANDE DO NORTE
     
  • Um seminário será realizado no auditório da UERN (Universidade Estadual do Rio Grande do Norte) e reunirá as Associações de Moradores dos Bairros Frutilândia I, Frutilândia II e Fulô Mato.
  • A UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), por sua vez, prepara uma conferência sobre “A Valorização dos Profissionais da Educação” e a divulgação da Semana em audiências públicas e eventos da área durante o  mês de Abril. Em maio, as ações desenvolvidas nos municípios serão socializadas na UFRN e haverá uma exposição de trabalhos infantis com o tema: “Para o meu /minha professor(a) ser feliz no trabalho, precisa de  Estudos”. Ainda serão organizadas reuniões em escolas e sindicatos para se discutir as condições de trabalho, formação docente e remuneração dos profissionais da educação”
  • O Ginásio Esportivo da Cidade de Paraú será a última parada de uma caminhada com os profissionais da educação, onde os participantes se reunirão para discutir as questões de valorização dos educadores. O evento está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Educação.

    REGIÃO NORTE

    ACRE

  • Na capital do Estado, a Coordenação do de Pedagogia da UFAC (Universidade Federal do Acre) pretende envolver 300 munícipes em uma palestra sobre o tema da SAM2013, no campus da universidade.

AMAPÁ

  • O Fórum EJA Amapá, em conjunto com o SESC planeja desenvolver palestras e mesas redondas sobre o tema da valorização dos profissionais da educação, e articulá-lo entre a Universidade e as Secretarias de Educação do estado e do município de Macapá.


AMAZONAS

  • Em Manaus,  a Fundação Fé e Alegria organiza uma Palestra, um circuito de oficinas e manifesto público. As atividades serão realizadas entre 25 e 26 de abril, nas dependências de seu Centro Educativo, e deve receber 280 pessoas nos dois dias de evento.
  • A Secretaria Municipal de Educação da cidade de Jutaí está preparando uma atividade de conscientização para seus munícipes para o dia 24 de abril, na escola municipal da cidade

RONDÔNIA

  • O Fórum de Educação Infantil de Rondônia vai reunir representantes de 10 escolas e 5 instituições para uma reunião coletiva, a ser realizada em abril.

RORAIMA

  • A Secretaria Municipal de Educação de Caroebe planeja atividades que discutam “o direito de ensinar e o direito de aprender”, e deve reunir aproximadamente 100 profissionais de 25 organizações diferentes.
  • Em Boa Vista os participantes da SAM aguardam por jogos educativos, teatro de fantoches, rodas cantadas, gincanas e palestras, que ocorrerão em parques, escolas, praças e quadras de esporte. A organização dos eventos que vão ocupar a cidade está por conta do Fórum de Educação Infantil.

    REGIÃO SUDESTE

ESPÍRITO SANTO

  • “Momento de Conscientização Social da Carreira Docente” será tema de ato público organizado pelo Centro Universitário São Camilo, a ser realizado numa praça no centro da cidade Cachoeiro do Itapemirim. Com outros municípios do Pólo Cachoeiro, também está sendo articulado um seminário, que deve reunir cerca de mil participantes.
  • No dia 28 de abril, o espaço cultural municipal de Estância Velha sediará palestras de motivação para todos os professores da educação infantil, e  no dia 24 de maio, o espaço o espaço da escola infantil  terá debates nas escolas com toda comunidade escolar.

MINAS GERAIS

  • Em Montes Claros, a Fundação Fé e Alegria do Brasil cuida da mobilização local e dos preparativos para um ato público sobre o tema de destaque da SAM. Reunida com outas organizações, a fundação pretende reunir 500 pessoas no centro da cidade, no dia 26 de abril.
  • No dia 22 de abril, haverá uma reunião para prestação de contas com a Comissão do Fundeb ( Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) do município de Nepomuceno, na sala da Secretaria Municipal  de Educação. No dia seguinte, a rádio local fará divulgação do tema da SAM2013, e do encontro do Fórum com profissionais da educação com a comissão do Fundeb, que ocorrerá no dia 26.
  • Os mineiros de Carmésia realizaram o seu 1º  Seminário de Educação, no dia 12 de abril, e estão aguardando a votação do Dia de Mobilização Social pela Educação, que passará a ser comemorado anualmente se os vereadores da cidade o aprovarem. Se  a expectativa for contemplada, acontecerá um evento com todos os educadores das escolas públicas do Município,  com o palestrante Clayton Pereira, que ficará responsável por mobilizar os educadores de forma geral. Os pais de alunos assistirão uma palestra em favor da Mobilização Social pela Educação, que contará com representantes das Secretarias de Educação, Saúde e Ação Social  do Conselho Tutelar.
  • A Faculdade de Ciências Integradas do Pontal vai organizar uma palestra com distribuição dos materiais da SAM2013 no dia 24 de abril. O evento acontecerá na câmara Municipal de Ituiutaba.
  • Representantes dos três poderes  da cidade de Conceição do Rio Verde estarão envolvidos em reuniões, encontros e debates sobre a valorização d@s professor@s promovidos pela Secretaria Municipal de Educação. Também estão sendo organizados seminários e encontros com autoridades e servidores da educação.
  • O Calendário da UFMG em abril vai ser preenchido por uma série de atividades, que podem ser conferidas nesta programação. Na semana da SAM, haverá um seminário, uma reunião e uma conferência com a professora espanhola Isabel Carrillo Flores. Os eventos vão de 22 a 24 de abril e estão sob a tutela do Gestrado (Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente).

RIO DE JANEIRO

  • O No centro de Nova Iguaçu, os estudantes da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) se reunirão para organizar um Circulo de Discussão; O evento vai ocorrer no dia 24 de abril, no período da tarde e contará com participantes de 10 escolas da Baixada Fluminense.
  • A Faculdade de Formação de Professores da Baixada Fluminense, da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)  está agendando uma panfletagem em escolas públicas da região, mostra da SAM no campus da faculdade, com uma exposição de materiais produzidos pela campanha para a SAM, mas também outros materiais (livros sobre financiamento, CAQI, vídeo FUNDEB pra valer, entre outros que estarão disponíveis para empréstimo no núcleo de educação continuada, núcleo que coordeno dentro da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense UERJ

SÃO PAULO

  • Os alunos do curso de Pedagogia da Unesp ( Universidade Estadual Paulista) de São José do Rio Preto pretendem realizar rodas de conversa e discussões a partir do material da SAM. Eles também vão promover discussões específicas com profissionais da escola de educação infantil da universidade durante a reunião de planeamento mensal, nos dias 24 e 25 de abril.
  • “Nem herói, nem culpado. Professor tem de ser valorizado!” Este será o tema da formação oferecia por educadores do Centro Educacional Infantil Luz e Lápis. A proposta é oferecer um debate sobre a relação entre o direito de aprender e o direito de ensinar, que ocorrerá no dia 30 de Abril.
  • Em Campinas, os alunos das licenciaturas e das turmas de Pedagogia da Unicamp usarão os folders e cartazes da SAM como material didático. Também haverá uma mesa redonda , organizada pelas Coordenações de Licenciatura e  de Pedagogia e pela Subcomissão Permanente de Formação de Professores da universidade, a se realizar no dia 25 de abril, no salão Nobre da Faculdade de Educação da Unicamp. O evento contará com a presença das professoras Helena de Freitas , da Anfope (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação) e Ivany Pino, do Cedes (Centro de Estudos Educação & Sociedade),  que palestrarão sobre  formação de professores e valorização do trabalho docente.
  • A organização Aldeias Infantis S.O.S. Brasil, que tem seu escritório principal em São Paulo, mas atua em 13 estados, pretende realizar rodas de conversa com as pessoas diretamente ligadas ao atendimento e à garantia dos direitos de crianças, adolescentes e jovens. Centenas de atendidos pela organização também devem participar das rodas.

  • Uma série de atividades está sendo programada pela Secretaria Municipal de Educação de Echaporã, para acontecer entre 21 e 26  de abril. Todas as escolas do município se reunirão no salão nobre da EMEF Ida Bonini Romero para assistirem a uma palestra que abordará o tema da SAM2013. No domingo, os estudantes se juntarão à comunidade, representada pelos poderes legislativo e executivo, pais, funcionários das escolas, creche, cozinha piloto e demais secretarias do município.
  • A Secretaria Executiva paulista da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) reunirá representantes de 49 polos regionais distribuídos pelo estado. Esses representantes farão a articulação e mobilização da SAM nas cidades em que atuam.
  • Um Círculo de cultura está sendo programado pelo Instituto Paulo Freire. O evento acontecerá no dia 26 de abril, às 17h, e terá 3h de duração.

    REGIÃO NORTE

    PARÁ
  • O Comitê Regional da Campanha Nacional pelo Direito à Educação do Pará está organizando cinco dias de atividades em parceria com a UFPA (Universidade Federal do Pará). De 22 a 24 de abril, haverá rodas de conversa com gravação de depoimentos sobre o tema em escolas públicas de Belém, e nos dias 25 e 26, ocorrerá um seminário na UFPA com mesa redonda sobre o tema da SAM2013, que terá a participação de sindicatos e centrais sindicais.
  • O Unipop (Instituto Universidade Popular do Pará) vai promover uma roda de conversa com representantes de aproximadamente 40 ongs e movimentos sociais, na qual discutirão o processo de preparação e mobilização para as conferências de educação.

    TOCANTINS

  • A articulação entre as instituições Ong Ação Verde, Instituto Nacional de Planejamento Educacional e Consultoria Social, Instituto Pedra Verde, Hm Consult Educacional e as Secretarias de Educação de municípios tocantinenses vai organizar muitas atividades. Educadores e profissionais da educação trabalharão na distribuição do material, farão reuniões com autoridades municipais e vereadores e vão visitar municípios do interior do estado, como Santa Fé do Araguaia, que abriga comunidades quilombola,  indígena e ribeirinha às margem do Rio Araguaia e Babaçulândia, Monte Santo e Novo Acordo. Na capital, os materiais da SAM serão entregues nos gabinetes dos Deputados Estaduais.

    REGIÃO SUL

  • PARANÁ

  • O Curso de Extensão do FEIPAR (Fórum de Educação Infantil do Paraná), em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) , organiza o “Ciclo de Debates sobre a Educação Infantil”, que contemplará as temáticas  relacionadas a SAM2013 como “A organização do trabalho pedagógico” e “A formação dos/as profissionais da Educação Infantil”, e devem reunir 100 profissionais da educação em Curitiba

    RIO GRANDE DO SUL
  • A Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas vai realizar trabalhos os alunos dos dois semestres letivos do curso de Pedagogia om foco na Valorização do Professor. As atividades devem envolver cerca de 80 estudantes.
  • Em Estância Velha, debates envolverão toda a comunidade escolar.  Organizados pela Secretaria Municipal de Educação, os eventos acontecerão no dia 24 de abril, no Espaço da Escola Infantil, e no dia 28 de abril, no Espaço Cultural Municipal.

    SANTA CATARINA
  • Profissionais da Educação da Unidade de Educação Infantil São Judas Tadeu, na cidade de Indaial, planejam uma Roda de conversa com os colegas de trabalho. Também está sendo articulada a distribuição dos materiais em evento que discutirá o direito a ampliação horas atividade, reajuste salarial e a relação entre a ata de corte e a organização das turmas na educação infantil.
  • Na cidade de Sombrio, o Instituto Federal Catarinense promove uma mobilização em suas dependências, seguida de caminhada ao centro da cidade em conjunto com outras instituições

  • O Centro de Desenvolvimento Infantil Jardim Castelo, de Porto Alegre, está organizando uma Palestra e Rodas de conversas para a SAM 2013. Os encontros acontecerão na escola, durante as formações pedagógicas e reunião de pais, e vão reunir cerca de 50 pessoas, coordenadas por 15 profissionais da educação.

  • Entre os dias 23 e 26 de abril, um cine-debate está sendo organizado na cidade de Bagé, na Instituição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Os municípios de Cruz Alta e Ijuí receberão uma série de atividades preparadas pelo Grupo de Acadêmicas. O grupo visitará escolas e selecionará textos escritos por estudantes da educação básica sobre a importância dos professores. As redações serão divulgadas no saguão da Unicruz (Universidade de Cruz Alta), na mídia local e em um ato público. O grupo também promoverá palestras na Unicruz e, em Ijuí, no Museu Antropológico Diretor Pestana. Um a das palestrantes será a professora Zéfira Souza, que falará sobre o livro Reminicências, no qual conta a história de sua carreira. O evento ainda terá a projeção dos filmes ‘Por trás do quadro negro” e “Nenhum a menos”, que fundamentarão o debate sobre o tema da SAM. Por fim, haverá a apresentação de uma esquete teatral sobre o valor do professor mencionando exemplos famosos de professores.