Vídeos

SAM 2014: Pré-lançamento em vídeo

Assista ao pré-lançamento da SAM 2014 (Semana de Ação Mundial) que ocorreu na capital paulista, em 03/09

No dia 03/09, das 9h às 12h, aconteceu na Escola SP de Teatro o pré-lançamento da SAM 2014 (Semana de Ação Mundial) na capital paulista. O objetivo do evento é debater o Direito à Educação Inclusiva – por uma escola e um mundo para todos. A iniciativa foi uma das atividades SAM 2014 realizadas em todo o Brasil para discutir o tema. Participam do debate Iracema Nascimento,coordenadora executiva da Campanha Nacional pelo Direito à Educação; Martinha Clarete Dutra dos Santos, diretora de Políticas de Educação Especial da Secadi/MEC (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação); Pilar Lacerda, diretora da Fundação SM e ex-secretária de educação básica do MEC; Rodrigo Mendes, diretor do Instituto Rodrigo Mendes, e Wagner Santana, coordenador de educação da ONG Mais Diferenças. Confira os melhores momentos do evento nos vídeos abaixo, produzidos pelo Movimento Entusiasmo em parceria com o Centro de Referências em Educação Integral e a Cidade Escola Aprendiz.

Pré-lançamento da SAM 2014, em São Paulo – SP

Veja a apresentação de Iracema Nascimento, coordenadora executiva da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, no evento de pré-lançamento da Semana de Ação Mundial 2014: Direito à Educação Inclusiva – por uma escola e um mundo para todos.

Experiência: Deriva sobre Educação na Cidade de São Paulo

Pré-lançamento da SAM 2014, em São Paulo – SP: Realizado pelo Movimento Entusiasmo em parceria com o Centro de Referências em Educação Integral e a Cidade Escola Aprendiz, o vídeo busca sensibilizar o espectador para a discussão de educação inclusiva e a compreensão de que uma educação de qualidade só existirá se efetivamente para todos.

Pré-lançamento da SAM 2014, em São Paulo – SP

Veja a apresentação de Pilar Larceda,diretora da Fundação SM e ex-secretária de educação básica do MEC, no evento de pré-lançamento da Semana de Ação Mundial 2014: Direito à Educação Inclusiva – por uma escola e um mundo para todos.

Pré-lançamento da SAM 2014, em São Paulo – SP

Veja a apresentação de Martinha Clarete Dutra dos Santos, diretora de Políticas de Educação Especial da Secadi/MEC (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação), no evento de pré-lançamento da Semana de Ação Mundial 2014: Direito à Educação Inclusiva – por uma escola e um mundo para todos.

Pré-lançamento da SAM 2014, em São Paulo – SP

Veja a apresentação de André Gravatá, do movimento Entusiasmo, no evento de pré-lançamento da Semana de Ação Mundial 2014: Direito à Educação Inclusiva – por uma escola e um mundo para todos.

Pré-lançamento da SAM 2014, em São Paulo – SP

Veja a apresentação de Rodrigo Mendes, presidente do Instituto Rodrigo Mendes, no evento de pré-lançamento da Semana de Ação Mundial 2014: Direito à Educação Inclusiva – por uma escola e um mundo para todos.

Fora da Escola Não Pode!

No Brasil, mais de 3,8 milhões de crianças e adolescentes estão fora da escola, segundo relatório Exclusão Escolar no Brasil, de 2014, produzido pelo Unicef em parceria com a Campanha Nacional pelo Direito à Educação. O vídeo abaixo foi produzido especialmente para a SAM 2014 pela ONG Mais Diferenças e conta com recursos de audiodescrição, janela de Libras e subtitulação.

Querida futura mamãe

Após depois descobrir que seu filho nasceria com Síndrome de Down, uma mãe italiana entrou em contato com a organização CoorDown. Ela queria saber como seria sua vida e a sua convivência com outras pessoas sem a Síndrome. Como resposta, ela recebeu da organização um vídeo, produzido em parceria com a agência Saatchi & Saatchi. Nele, 15 portadores da síndrome falam sobre suas vidas. 

Respeitável público: um circo da escola!

Veja o projeto desenvolvido por Fernanda Pedrosa, uma das vencedoras do Prêmio Victor Civita 2011, da Fundação Victor Civita.  A professora de Educação Física rompeu com as práticas tradicionais esportivas e convidou a turma a aprender as modalidades do circo. Com acrobacias, cordas, tambores, arcos e um trabalho eficiente de inclusão, ela aprimorou as habilidades motoras de todos.

Escola de Rio Branco – AC se destaca na inclusão 

A escola Clarisse Fecury conseguiu desenvolver um modelo de ensino que dialoga intimamente com a concepção de educação inclusiva adotada pelo Ministério da Educação do Brasil. O compromisso com o acolhimento das diferenças começa no projeto político pedagógico, desdobra-se nas ações de planejamento, na prática em sala de aula e no processo de avaliação dos estudantes.