O que defendemos em 2004

SAM 2004: Um Grande Lobby pela Educação Pública

Entre os dias 19 e 25 de abril de 2004 aconteceu, no mundo inteiro, a Semana de Ação Global pela Educação.

O evento que, no ano passado mobilizou mais de dois milhões de pessoas em 70 países – e só no Brasil 69 mil pessoas – teve o objetivo de pressionar políticos/as pela efetivação das leis nacionais, acordos internacionais, por mais investimentos e condições que garantam a melhoria da educação pública. No Brasil, a Semana foi organizada por nós, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, mas o evento é internacionalmente promovido pela Campanha Global pela Educação, uma articulação de redes de educação de todo o mundo.

A Semana de Ação Global está se firmando, mundialmente, como uma das grandes atividades do calendário educacional. No Brasil, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação e a Unesco se uniram para fazer da Semana uma grande atividade de mobilização pelo direito à educação pública de qualidade.

O tema da Semana deste ano foi "Um Grande Lobby pela Educação Pública" . O Lobby é uma chance para milhões de crianças, jovens e adultos expressarem seu direito a uma educação pública de qualidade e perguntarem aos políticos o que farão para tornar esse direito realidade. No Brasil, a Semana de Ação acontece desde 2001. Neste ano a Campanha fez do evento um espaço na agenda nacional para promover ações que não tratem apenas do acesso à escola mas também da qualidade da educação básica – que compreende os níveis educação Infantil, ensino fundamental e ensino médio e as modalidades educação especial, educação de jovens e adultos, educação rural e educação indígena.

Para isso, houve diferentes atividades acontecendo em todo o país: Mapa das Crianças, Jovens e Adultos fora da Escola, quando escolas, organizações e grupos comunitários realizaram uma atividade investigativa para identificar as razões que levam as pessoas a desistirem da escola antes de concluirem a Educação Básica; o Lobby em Brasília, com a entrega de um documento aos parlamentares no dia 22 de abril; Políticos/as vão à Escola, marcada pela visita de lideranças comunitárias, parlamentares e demais autoridades públicas a escolas públicas; Mensagem para o Presidente da República, uma atividade que promoveu o envio de cartões postais virtuais, ao Presidente Lula, e a parlamentares federais e estaduais pedindo mais atenção à Educação Básica.